terça-feira, 13 de setembro de 2011

ATIVIDADE 3.3

TÍTULO: Uma viagem pela prosa de ficção do século XIX.

AUTORA: Luciene Pinheiro Lucena

Componentes curriculares: 2ª série do Ensino Médio


Dados da aula

O que o aluno deverá aprender com esta aula.

. Conhecer a origem do romance na literatura romântica;
. Ter contato direto com obras em prosa do Romantismo brasileiro;
. Analisar textos em prosa nas categorias romance urbano, romance indianista e romance regionalista;
. Conhecer experiências estéticas dos autores;

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.

. Reconhecer a estrutura da narrativa;
. O enfoque nacionalista dos autores e a criação da nossa prosa literária;
. O perfil indianista, regionalista e urbano dos romances;
. Leitura individual das obras indicadas Iracema, O Guarani, Senhora de José de Alencar;
. A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo e Inocência de Visconde de Taunay;

A leitura. Quadro de Almeida Junior.
www.unicamp.br

.
Os saraus eram muito comuns no século XIX.
WWW.aarteemportugal.blogspot.com


ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA

ATIVIDADES

Atividade 1.
Trabalho em equipes
Micro-análise da narrativa apresentando os seguintes itens:
. Resumo biográfico do autor
. Explicação do Título da obra
. Foco narrativo
. Enredo – contar a história
. Descrição das personagens demonstrando as características físicas e psicológicas
. Espaço
. Que tempo prevalece na narrativa? Psicológico ou cronológico?
. Crítica social


Atividade 2.

. Representar cenas do enredo
. Apresentar desfiles com trajes da época
. Organizar um sarau mostrando os costumes da época e relacionar com as festas da burguesia nos tempos atuais; . . Produzir uma tela artística que representem as personagens principais
. ouvir a música Iracema voou, de Chico Buarque http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45137/
. ouvir a musica Assim é que é o sertão, Tonico e Tinoco http://letras.terra.com.br/tonico-e-tinoco/89100/

Atividade 3

Adaptações no cinema e televisão de obras literárias
. Os alunos farão um comparativo entre as modalidades de linguagens artísticas: a literária, cinematográfica e televisiva.

O que é uma adaptação?
Como se apresenta o discurso na obra literária?
Quais as correspondências entre livro e adaptação?
O que chama mais atenção no livro?
O que chama mais atenção na adaptação?
Quais os valores percebidos em cada gênero?

Inocência. O filme de Walter Lima Jr. Brasil,1983.
www.diretoresdecinema.blogspot.com






O Guarani, minissérie Rede Manchete, 1991

Telenovela Senhora, Rede Globo, 1975


www.redemanchete.net


RECURSOS
Livros paradidáticos
Livros digitais
Computador e internet
Áudio (Aparelho de som)
CD/DVD/TV
Papel e tinta

AVALIAÇÃO
No decorrer das aulas e no desempenho das atividades.

REFERÊNCIAS


www.unicamp.br/iel/memoria
http://www.dominiopublico.gov.br
www.globomarcas.com.br

Nenhum comentário: