segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ATIVIDADE 3.2
CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA – DA TEORIA À PRÁTICA
AMBIENTE
SALA DE AULA: 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
CONTEÚDO
Resumo de obras do Realismo em Portugal
PROCEDIMENTOS
Inicialmente a professora abriu uma conversa sobre as características e estilos dos autores, ampliando o diálogo acerca de Eça de Queirós e sua trilogia “ faces da sociedade portuguesa”.
Os alunos participaram observando que os temas da obras “ O Primo Basílio, Os Maias e O Crime do Padre Amaro, apresentavam aspectos da sociedade portuguesa da época. A interação aconteceu porque eles opinaram, relacionando o assunto à histórias conhecidas.
Prosseguindo em outro momento a professora sugeriu a exposição de um vídeo sobre Eça de Queirós. Na oportunidade alguns alunos se preocuparam em instalar e organizar os equipamentos.
Os alunos gostaram do que assistiram e puderam tirar conclusões, fazer inferências e uma síntese das informações assimiladas.
Sob orientação da professora todos foram convocados a pesquisar na internete resumos das obras citadas. Verificar também as adaptações no cinema e televisão e a receptividade de público e audiência.
Na entrega dos resumos foi aberto novamente o debate relacionando as temáticas dos enredos com a realidade da época e o contexto atual.
RECURSOS
Aparelho de TV/DVD Computador com internete, computador com o software “ Domínio Público”
Impressora
AVALIAÇÃO
Apresentação de Resumos com qualidade. Participação e empenho.
RESULTADOS OBTIDOS
.Maior desenvoltura em interagir nos trabalhos em sala de aula;
. Interesse em acessar sites diferenciados dos que costumam utilizar;
. Surpresa na descoberta de bibliotecas virtuais;
. Entendimento da diferença entre obra literária de livros e adaptação em filmes, minisséries e telenovelas;
REFERÊNCIAS
. HTTP://books.google.com.br/ Google acadêmico
. http://fredb.sites.uol.com.br/estudos.html
. CD do Trovadorismo ao Simbolismo professor Edna Prado USP Editora: Multimídia.


Nenhum comentário: